Aquele que dá testemunho destas coisas diz: "Sim, venho em breve! " Amém. Vem, Senhor Jesus!
Open
X

Secretaria. administrar, registrar, conservar e informar.

A importância do cargo

A secretaria da igreja pode ser composta por uma ou mais secretários dependendo da estrutura e necessidade da igreja.

O secretário deve assessorar os pastores no desempenho de suas funções, gerenciando as informações, auxiliando na execução de tarefas administrativas e nas tomadas de decisões em reuniões de comissão. Deve controlar o registro de membros, documentos e correspondências da igreja e pode cuidar da agenda de eventos local. De acordo com o Guia para secretaria da igreja, o secretário deve cumprir basicamente quatro atividades: administrar, registrar, conservar e informar.

Administrar

O secretário da igreja faz parte da Comissão da Igreja e também da Subcomissão Administrativa, que é composta pelo pastor, ancião, secretário e tesoureiro. O secretário participa de todas as comissões para as quais for nomeado. Exemplo: Em algumas igrejas poderia ser nomeada uma Subcomissão Administrativa, que é presidida pelo pastor distrital ou, a seu pedido, por um ancião, a qual terá algumas funções. ( Manual da Igreja, pág. 91.)

  1. Acompanha a execução dos votos da Comissão da Igreja.
  2. Analisa os planos e metas da igreja local – evangelismo.
  3. Estuda os projetos de construção e reforma.
  4. Verifica outros os itens relevantes para a administração da igreja.

Cabe ao secretário, em conjunto com o pastor ou o ancião que vai presidir a Comissão da Igreja, elaborar e organizar, com antecedência, a agenda que deverá ser tratada.

Registrar

Os registros que o secretário deve fazer têm dois propósitos: Primeiro lugar, registrar claramente as decisões tomadas pelas comissões para serem comunicadas às pessoas envolvidas. Segundo, conservar tais registros arquivados para o futuro e como história da igreja.

O secretário cuida da redação das atas, dos livros que contêm os nomes de todos os membros, do movimento de entrada e saída de membros e de todas as atividades relacionadas com o bom funcionamento da secretaria.

Conservar

O secretário é responsável pelo trabalho de conservação dos membros. Deve ser uma pessoa comprometida com os membros. Deve estar atento para perceber se alguém não está mais frequentando regularmente a igreja, e então deve dar o alarme.

“Uma pessoa é de mais valor para o Céu do que um mundo inteiro de propriedades, casas, terras, dinheiro.” – Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 375.

É dever do secretário zelar cuidadosamente dos membros da igreja, reconhecendo que foi por eles que Jesus morreu.

Informar

O secretário tem a responsabilidade de informar às pessoas envolvidas as decisões tomadas pela igreja. Alguns exemplos:

  1. Comunicar o horário, a data e o local das comissões.
  2. Informar à igreja o movimento de membros e estatísticas.
  3. Falar com a pessoa cujo caso será estudado pela Comissão da Igreja ou apresentado diante da igreja, e quando foi tomada a decisão final.
  4. Informar ao membro que sua carta de transferência foi votada.
  5. Informar à Associação/Missão sobre membros com paradeiro desconhecido.
  6. Informar à Associação/Missão, através de relatórios, o movimento de membros.
  7. Comunicar à Comissão da Igreja os nomes dos membros a serem visitados.
  8. Informar à Comissão da Igreja quando o membro houver cumprido o período de censura.
  9. Informar ao membro o término da disciplina e estimular a continuidade de seu envolvimento nas atividades da igreja. (Manual da Igreja, pág. 194.)

Fonte: Guia para Secretaria da Igreja 2012.