Aquele que dá testemunho destas coisas diz: "Sim, venho em breve! " Amém. Vem, Senhor Jesus!
Open
X

Ministério Jovem. Um desafio a cada dia.

A Sociedade dos Jovens Adventistas constitui um departamento da igreja através do qual ela trabalha em prol de seus jovens e por meio deles.

“Respondeu-lhe Moisés: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos, com os filhos e com as filhas, com os nossos rebanhos e com os nossos gados havemos de ir; porque temos de celebrar festa ao Senhor.” Êxodo 10:9. “Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão e te serão por frontal entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” Deut. 6:6-9. “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, toma-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” I Tim. 4:12.

“Temos hoje um exército de jovens que muito podem fazer se devidamente dirigidos e animados. …Desejamos que eles sejam abençoados por Deus. Desejamos que desempenhem uma parte em planos bem organizados para ajudar a outros jovens.” -Ellen G. White, em General Conference Bulletin, 29 e 30 de janeiro dej 893, pág. 24.

A serva do Senhor recomendou o estabelecimento de uma organização dos jovens em cada igreja e disse de que espécie deveria ser esta organização. “Que haja um grupo formado, algo parecido com a ordem da Christian Endeavor Society.” – Conselhos Sobre Saúde, pág. 537. “Organizem-se grupos em toda igreja para realizar este trabalho.” -Ellen G. White, em Signs of the Times, 29 de maio de 1893.

“Havendo a juventude entregado o coração a Deus, não cessa ainda nossa responsabilidade em seu favor. É preciso que eles se interessem na obra do Senhor, e sejam levados a ver que Ele espera que façam alguma coisa para que Sua causa avance. Não basta mostrar quanto se precisa fazer, e insistir com a mocidade para tomar parte. É mister ensinar-Ihes a maneira de trabalhar para o Mestre. Exercitá-Ios, discipliná-los, adestrá-Ios nos melhores métodos de atrair almas para Cristo. Ensinai-os a experimentar, quieta e despretensiosamente, auxiliar seus jovens companheiros. Disponham-se sistematicamente vários ramos de trabalho missionário, nos quais eles possam tomar parte, e dêem-se-lhes instruções e auxílio. Assim aprenderão a trabalhar para Deus.” – Obreiros Evangélicos, pág. 210.

“Com tal exército de obreiros como o que poderia fornecer a nossa juventude devidamente preparada, quão depressa a mensagem de um Salvador crucificado, ressuscitado e prestes a vir poderia ser levada ao mundo todo!” Mensagens aos Jovens, pág. 196.

Conquanto deva existir uma ativa Sociedade dos Jovens Adventistas em toda igreja, é importante que o programa dos jovens não seja separado do restante da igreja. Além de sua participação na organização dos jovens, eles devem ser integrados na liderança responsável e no envolvimento no programa de toda a igreja. Deve haver jovens anciãos, jovens diáconos e diaconisas, etc., labutando com experientes oficiais de igreja. Em todos os setores da obra da igreja deve haver jovens em atividade. “Para que a obra possa avançar em todos os ramos, Deus pede vigor, zelo e coragem juvenis. Ele escolheu a mocidade para ajudar no progresso de Sua causa. Planejar com clareza de espírito e executar com mãos valorosas, exige energias novas e sãs. Os jovens, homens e mulheres, são convidados a consagrar a Deus a força de sua juventude, a fim de que, pelo exercício de suas faculdades, mediante vivacidade de pensamento e vigor de ação, possam glorificá-Lo, e levar salvação a seus semelhantes.” – Obreiros Evangélicos, pág. 67.

Declaração de Missão

O principal enfoque do ministério jovem é a salvação dos jovens por meio de Jesus Cristo. Entendemos que o ministério jovem é a obra da Igreja conduzida para, com e pelos jovens.

Nosso encargo deve ser:

  1. Levar os jovens a compreenderem seu valor pessoal e a descobrirem e desenvolverem seus dons e habilidades espirituais.
  2. Preparar e habilitar os jovens para uma vida de serviço com a igreja de Deus e a comunidade.
  3. Assegurar a integração dos jovens em todos os aspectos da vida e liderança da igreja, para que participem plenamente na missão da igreja. (Ver Notas, #8, pág. 127.)

Objetivos

Em resposta a essas diretrizes inspiradas, foi organizado o Departamento dos Jovens a fim de dar preparo de liderança e prover recursos materiais e planos evangelísticos para a Sociedade dos Jovens Adventistas nas igrejas locais. O Espírito de Profecia expôs os objetivos da organização dos jovens da maneira que segue: 1) preparar os jovens para trabalhar por outros jovens; 2) recrutar os jovens para que ajudem sua igreja e “os que professam ser observadores do sábado”; e 3 ) trabalhar “em favor dos que não são de nossa fé”. -Signs ofthe Times, 29 de maio de 1893.

No esforço de alcançar esses objetivos, devem os jovens:

  1. orar juntos
  2. estudar a Palavra juntos
  3. comungar juntos em interação social cristã
  4. atuar juntos em pequenos grupos, na execução de planos bem traçados para dar testemunho
  5. desenvolver tato, habilidade e talento no serviço do Mestre
  6. animar uns aos outros no crescimento espiritual.

* Adotado pelos Diretores de Jovens da Associação Geral e das Divisões, julho de 1993. ,

O Alvo da Sociedade dos Jovens Adventistas é: “A Mensagem do Advento a Todo o Mundo em Minha Geração.”

O Lema é: “O Amor de Cristo me Constrange.”

Fonte: http://www.advir.com.br/sermoes/especial/deptos_iasd/jovens.asp